Cabelo

14-05-2021 00:00

    No que toca a cabelos... As coisas nem, sempre são fáceis. As dúvidas, são mais que muitas!

Devemos ou não lavar o cabelo todos os dias? Tendo a raiz oleosa, mas as pontas sequíssimas, qual o shampoo adequado? Queda do cabelo, porque tal acontece?...

Primeiro: há que ter em conta, dois pontos importantes:

uma coisa é o Couro Cabeludo...

                                      ...outra coisa é a Fibra Capilar (fios de cabelo).

                                                                            

Quando temos o Couro Cabeludo Oleoso...

A fibra capilar (cabelo) parece ficar "colada" à cabeça, na raiz, sem volume e escorrido.Neste caso, devemos lavar a cabeça frequentemente (só a própria água ajuda a secar), usando sempre um shampoo para cabelos oleosos e que, o mesmo, seja de uso frequente. 

   

    No caso de um Couro Cabeludo Normal,apesar de ser o tipo de couro cabeludo saudádel, não devemos descuidar e não é aconselhável lavar o cabelo diáriamente e devemos usar um shampoo neutro.

   

    Existe ainda, os Couros Cabeludos Sensíveis...

    Por norma este tipo de couro cabeludo, infelizmente, é normal para quem já tem problemas de pele, já que o couro cabeludo é a extensão da mesma. Este pode apresentar-se vermelho, a descamar, com prurido ou dor.

Couro cabeludo sensível (a descamar)

   

    Deve-se optar por cuidados especiais, pois, por norma, são mais sensiveis a certos componentes existentes, por exemplo, em alguns shampoos (sulfato, alcóol, perfume,...), lavagens excessivas e com água quente, poluição, stress, quando passam por trabalhos quimicos (descoloração, alisamentos,...). Neste tipo de couro cabeludo, devemos evitar as lavagens muito frequentes e as mesmas deverão ser com água morna, usar shampoos adequados com o menos químicos possíveis, hipo-alergénicos e com o ph fisiológico tal como evitar as tintas demasiado agressivas e não certificadas. Ás vezes é preferível, consultar um dermatologista, pois o tempo e dinheiro que se pode gastar até acertar nos produtos corretos, poderá ser mais dispendioso do ir logo ao dermatologista.

 

    Agora em relação aos fios capilares (cabelo)... Por norma com as tintas, alisamentos, secadores e outros afins, acabamos por castigar o nosso cabelo e, até mesmo o mais forte, começa por ir perdendo brilho, ficando áspero, quebradiço, ressequido...

 

    Neste caso, primeiramente, deve-se optar por um bom amaciador ou máscara (sendo esta mais concentrada a nível de tratamento do que os amaciadores). Depois existe um leque de produtos para colocar no cabelo, húmido ou seco, como são o caso das gotas, cremes hidratantes, sprays para ajudar a desembaraçar,... São exemplo de bons produtos os que contêm na sua composição Aragão, Queratina, Ceramidas (selam a cúticula do cabelo para acabar com as pontas duplas), vitamina A, sem álcool e outros componentes agressivos.

Atenção: que nenhum destes produtos deve ter contacto com a raiz, pois só vai torná-la oleosa e baça.

    Os profissionais recomendam, usar três tipos de máscaras alternado as mesmas,com as lavagens: hidratação, nutrição e reparação. Estas são possivéis de encontrar em lojas e hipermercados. Se for possivel, mensalmente, diriguir-se a um profissional e fazer o tratamento adequado à situação, também será uma optima arma de salvamento para o grito de socorro dos nossos cabelos.

 

    Portando, a lavagem é para nos preocuparmos e cuidarmos, essencialmente, do couro cabeludo, depois da lavagem, aí sim, usar e abusar dos produtos de tratamento (amaciadores, cremes, máscaras) para cuidarmos do nosso cabelo.

Díca: Antes de lavar o cabelo, com o mesmo seco, pôr a máscara, que se usa habitualmente, no cabelo e deixar estar um tempo antes de lavar. Depois é lavar como habitualmente sem esquecer de colocar novamente a máscara no fim.

   

    Outro problema que pode surgir "nas nossas cabeças" é a...

                                  

    Com a mudança de estações, principalmente quando chega o Outono (altura em que caem as folhas), coincidência ou não, costumam surgir mais queixas em relação à queda do cabelo.

Algumas razões que podem intensificar a queda do cabelo:

    - Alterações hormonais: acne e queda de cabelo são alguns dos sintomas que podem ser causados pela testosterona nas mulheres ( exemplo disso é a gravidez e amamentação) ou o hormônio masculino;

    - Deitar com o cabelo molhado: a humidade benefecia o aparecimento de fungos ou bactérias que podem danificar a raiz do cabelo e, deste modo, contribuir para a queda, assim como quando o cabelo está molhado, fica enfraquecido e, ao ser friccionado na almofada, torna-se quebradiço;

    - Cabelo sujo, descamação, oleosidade, não enxaguar bem o cabelo;

    - Todos os químicos, quer aplicados, diretamente ou não, no nosso couro cabeludo (tais como: tintas, gel de cabelo, permanentes, quimioterapia,...), são prejudiciais para a nossa saúde e sim, para os nossos cabelos;

    - Stress, dietas, carências de proteicas;

    - Prender demasiado o cabelo, o uso de bonés, toucas ou qualquer outro acessório que provoque o suor e não deixam "a nossa cabeça respirar";

    - Problema genético (sendo este o mais complicado mas não impossivel de resolver, atendendo aos novos tratamentos e técnicas de preenchimento capilar).

    No mercado existe um mundo de shampoos anti-queda,complexos vitaminicos de toma oral, mas, mais uma vez, o preferível é procurar um dermatologista de forma a compreender o motivo da queda para se proceder ao tratamento correto.Tendo atenção a todos estes cuidados, não será tão dificíl ter novamente um cabelo forte.

 

Curiosidade: sabiam que o excesso de oleosidade pode apodrecer a raiz causando a queda do cabelo?

E que devemos usar cera (se possível sem álcool) para modelar o cabelo em vez de gel, pois este também poderá contribuir para a queda do mesmo?

  

    Costuma-se dizer que quem tem o cabelo escuro e começa a experimentar loiros, nunca mais vai gostar de se ver com cabelo escuro... Descoloração, permanentes, estações do ano, problemas de sistema nervoso ou hormonal, doenças, fumar, tudo contribui para o aspeto do nosso cabelo. 

    Uma das soluções é usar todas as armas que podemos ter ao nosso alcance (mezinhas como mel e gema de ovo), gotas, máscaras, hidratações, ... vale tudo para tentar mimar e recompensar o nosso cabelo das "asneiras" que lhe fazemos.

Melhor que cor e corte, só mesmo o aspeto saudável.

 

                                                                                                                   

                                                                             

 

 

Sondagem

Gostou?

Sim (6)
67%

Não (3)
33%

Total de votos: 9