Gordura abdominal ou inchaço?
Gordura ou Inchaço?
Quantas vezes já tivemos a sensação de que, um dia estamos mais cheinhas e no dia seguinte parecer que estamos mais magras?! Esta sensação reflete-se, principalmente na hora de apertar as calças!
Pois é...
Gordura abdominal e inchaço abdominal são coisas completamente diferentes!!!
Para ter a certeza dos verdadeiros centímetros da nossa cintura, um dos aspetos a ter consciência é se o nosso intestino está a trabalhar bem. Ora, apesar de todos nós termos ritmos intestinais diferentes, é normal que se estivermos mais de dois dias sem ir à casa de banho, a nossa barriguinha tenha mais alguns centímetros… O pior é que quanto mais tempo passar, maior será a dificuldade de evacuar , pois a obstipação ocorre mais frequentemente quando os resíduos de fezes se movem muito lentamente através do trato digestivo, fazendo com que estas fiquem duras e ressequidas.
Sabiam que: A prisão de ventre atinge predominantemente as mulheres - três vezes mais do que os homens??!!
Existem muitos fatores para que isso aconteça:
- Ingerir poucos líquidos;
- Ingestão de fibra inadequada;
- Interrupção da dieta regular ou de rotinas alimentares;
- Viajar;
- Sedentarismo;
- Comer grandes quantidades de produtos lácteos;
- Stress;
- Resistir ao impulso de defecar, o que às vezes é o resultado da dor e de hemorroidas;
- Uso excessivo de laxantes que, ao longo do tempo, enfraquecerm os músculos do intestino;
- Medicamentos antiácidos que contêm cálcio ou alumínio;
- Medicamentos sedativos e anti-depressivos;
- Medicamentos para baixar a pressão arterial;
- Depressão;
- Transtornos alimentares;
- Sindrome do intestino irritável...
Há que ter a consciência de que, certos alimentos , podem prender os intestinos a uma pessoa, mas a outra podem ajudar.
Sugestões:
Procurar atividades que relaxam (desporto é uma ótima solução), verduras, legumes, frutas e cereais integrais (aveia, pão escuro e massas integrais etc.), iogurtes que contenham probióticos (atenção a quem tem problemas com a lactose, preferir os sem a mesma). Alimentos ricos em fibras, ajudam a aumentar o bolo fecal e a diminuir o tempo de trânsito intestinal (atenção: ao se consumir fibras deve-se ter a noção da ingestão de água, caso contrário, poderemos vir só a inchar), linhaça, sementes de chia, maçãs frescas, banana madura, ameixa, morangos, kiwis, sumo de laranja fresco,... também se criar o hábito "daquela hora" do dia tentar fazer, mesmo que não se esteja com vontade e não adiar a evacuação quando se tem vontade…
Existe uma outra causa que pode provocar volume abdomiànal e não, não é gordura nem é obstipação…
Acumulação de gases!
Desconforto, inchaço, muitas vezes até cólicas, podem estar na origem de:
Alimentos ricos em fibras como:
- certas frutas, como as bananas, quando ainda não estão bem maduras, maçãs, cerejas e uvas quando comidas em grande quantidade;
- certos vegetais, como os bróculos, couve-flor, repolho, cebola, couve de Bruxelas;
- algumas leguminosas, como grão, feijão e ervilha;
- bebidas com gás, como refrigerantes e cerveja...
Outras causas que podem provocar acumulação de gases são:
- Ingestão de ar: engolir ar sempre que come ou bebe (acontece, por exemplo, quando se come e se conversa ao mesmo tempo ou quando se come rápido demais). Mastigar pastilhas elásticas ou beber líquidos com palhinha, comer chupas ou rebuçados...Também pode haver acumulação de ar quando se está muito ansioso, pela forma como se respira;
- Antibióticos: Em alguns casos de excesso de gases, o uso de antibióticos pode ser um fator relevante dado que os antibióticos perturbam o equilíbrio da flora bacteriana no intestino;
- O uso excessivo de laxantes;
- Obstipação: pode dificultar a passagem dos gases, provocando inchaço e desconforto;
- Intolerâncias alimentares: se os gases e inchaço ocorrem, principalmente, após a ingestão de produtos lácteos, pode ser que o corpo não consiga digerir o açúcar (lactose) destes alimentos (muitas pessoas não conseguem digerir bem a lactose após os 6 anos de idade). Existe ainda, quem seja intolerante ao glúten- uma proteína encontrada no trigo e nalguns outros grãos - esta intolerância,também pode provocar diarreia e até mesmo perda de peso;
- Aditivos artificiais: também é possível que o sistema digestivo, não tolere adoçantes artificiais, ...
Ao tentar eliminar alguns dos factores que propocionam o inchaço abdominal, juntamente com uma massagem, por certo, vamos ter algumas melhorias.
Resumindo, temos de tentar perceber se quando medimos a nossa cintura, ao iniciar uma dieta, se os centímetros são realmente só de gordura acumulada ou se não será também de inchaço.
No meu caso, sei que se beber leite normal, comer pão branco, batatas ou massa irei logo ficar com a barriga bem inchada! Daí ter optado por leite sem lactose ou chá fresco (pois não sou apreciadora de chás e assim frescos sem açúcar, lá marcham).
Esta é uma das etapadas da minha dieta, ter a certeza dos centímetros a eliminar da minha barriga.
Outro fator será a acumulação de líquidos que irei falar posteriormente...
Nota: As fotos, por mim escolhidas, não são da minha autoria. Obrigada.