A tua vida, já está pré-destinada?
“O destino é o que baralha as cartas, mas nós somos os que jogamos.” William Shakespeare
Ao perguntarmos se o destino já está traçado ou se somos nós que o fazemos, muitas serão as respostas e por muito que nós queiramos, não saberemos quem terá a razão e como realmente é.
Para mim, a vida é uma estrada com vários cruzamentos… Nós, só temos a hipótese de escolher, em cada cruzamento que iremos chegar, qual a direção que queremos escolher...Em frente, virar á direita, virar á esquerda…mas a partir do momento em que escolhermos a rota, deixamos de ter o controlo.
Por exemplo, quando descemos umas escadas, não escolhemos cair nelas…podemos tomar a decisão de sair ou ficar em casa mas a partir do momento que nós optamos, não iremos saber o que irá acontecer. Por muito que se planeie o dia iram sempre acontecer situações com as quais não estaremos a contar com elas.
Isto é viver… superar o inesperado, viver o momento, pensar que tudo o que acontece tem uma razão.
Um episódio:
“Acordamos sobressaltados! O alarme não tocou! Estamos atrasados!
Damos início à saga de fazer tudo a correr…Logo naquele dia que nos deixámos dormir, não preparamos a roupa no dia anterior, então não sabemos o que vestir e aí decidimos, vestir o que estiver mais à mão para não perder tempo. Maquilhagem e cabelos, já não há tempo. Passa-se só uma base dá-se umas escovadelas e já está, corremos a acordar os filhos que, precisamente nesse dia , fazem birra para não ir para a escola... e, a partir daí, é uma aventura tribulada o de os vestir com eles a fazer corpo mole, a manga não entra, a meia parece que encolheu, afinal não querem levar aqueles sapatos…
Por fim, já estamos prontos a sair de casa mas um lembra-se que, afinal tem de ir fazer xixi! Ok! Vestir casacos, calçar, sair de casa, descer as escadas, chegar á porta do carro e…as chaves do carro??? Voltar a correr a casa, procurar as chaves que afinal estavam no bolso do casaco vestido no dia anterior…enfim… tudo acontece para definitivamente agente não conseguir chegar a horas ao trabalho… “
Tentando agora pensar desta forma... se tudo acontece por alguma razão... o ter adormecido, o ter esquecido as chaves... por exemplo: poderíamos estar a encaminharmos para um destino em que, no momento em que tivéssemos de passar em determinado local, naquele hora, poderíamos ter tido um acidente…porque naquele momento, naquela hora, um cão iria atravessar a estrada a correr e nos iriamos despistar!
Bem sei que o já está a passar nas vossas cabeças: “ A Sara no seu melhor a fazer filmes”. Mas ainda assim poderei ter razão, certo? Isto tudo para que da próxima vez que tudo parece correr menos bem, cheios "...e já não bastava aconteceu..." se calhar há uma razão para que tudo tivesse que ser assim.
Seja como for, que as nossas escolhas sejam as mais acertadas ou que o nosso destino seja pouco turbolento e de preferência, pouco infeliz...
E para ti, somos nós que fazemos o nosso destino?
Nota: As fotos escolhidas por mim,não são da minha autoria. Obrigada.