Resistir aos doces...

17-02-2015 21:57

Pois é… e já lá vão 72 horas que eu não como doces!!!

 ghf

 

Não é que não ande a morrer de vontade de comer um belo bolo, ou um chocolate ou de molhar os morangos no chocolate quente, ou de comer gelado derretido (sim adoro comer gelado como se fosse um doce) …

Mas não! Não, não!

Para compensar, para não me tornar uma pessoa detestável, possuída por uma impaciência que às vezes me invade, tenho arranjado alternativas para acalmar o desejo do açúcar...

Gelatinas, gomas sem açúcar, frutos secos, fruta, água… E quando não conseguir mais me conter, vou comprar um belo chocolate negro (tem menos açúcar que os outros).

 Divulgação

Se é a mesma coisa? Não, não é mas se me comprometi, agora não quero falhar… e para já não vou dar abébias!

Claro que não será por comer um doce, de vez em quando, que iremos estar a estragar a dieta (principalmente, se tivermos noção que esse doce não deverá ser consumido a partir do final do dia). A partir do meio da tarde, o nosso metabolismo torna-se mais lento, absorvendo tudo o que nós ingerirmos...                                                                                                 

Por isso, os doces, a partir dessa altura, não são de todo recomendados…

Assim como os hidratos de carbono (pão, massas, batatas, arroz,…) esses também não devem constar na ementa, principalmente a partir do fim do dia. Atenção às sopas: sem batata nem cenoura. Só com courguetes e abóbora.

(Existem alimentos que ajudam a acelarar o metabolismo ao longo do dia mas é importante ingerir os alimentos nas porções certas e nos momentos certos do dia. Cada pessoa tem uma necessidade diferente, por isso uma avaliação individual feita por um nutricionista é sempre o mais indicado.Alguns alimentos que ajudam a acelarar o metabolismo são por exemplo o café, chá Verde, melancia, pimenta, pimentão; guaraná, gengibre;chá Mate (ou mate em cápsulas),...)

 

 

Para já, os hidratos de carbono, também estão banidos da minha alimentação. Só ao pequeno-almoço, é que como pão escuro, com pouca manteiga e magra! Às refeições, ou seja, o peixe, a carne (tem sido de aves) ou ovos, só estão a ser acompanhadas por legumes, salada ou fruta! E sinceramente, para já, não sinto muito a falta deles…  

Também aumentei o consumo de água… mesmo às refeições ela tem estado sempre presente… Ajuda a saciar.

O problema é quando a água se torna nossa “inimiga” e faz nos sentir inchadas!!! Irei falar sobre a “tal retenção de líquidos” adiante…

Para não sentir fome, tento sempre mastigar algo, com pouco tempo de intervalo, evitando os desejos e respetivas asneiras. Se fizer uma refeição liquida, como sopa, iogurtes e outros do género, noto que a fome vem mais rápido, assim opto sempre por juntar ou fruta, ou frutos secos, ou fiambre de aves magro, qualquer coisa que ajude a sentir que estou realmente a comer algo.

Faltam 5 dias para ver os resultados desta minha dieta...

Nota: Todas as fotos, que foram por mim escolhidas, ao são da minha autoria.