Maquilhagem para os olhos
"O que mais me fascinou em ti?
Foi o teu olhar..."
Pois é... sendo uma das partes mais sedutoras do rosto de uma mulher, se soubermos usar alguns truques, podemos, ainda assim, destacar o nosso olhar, ainda mais!!!
Uma das dicas é que a sombra não precisa combinar com a roupa, mas é necessário existir uma harmonia. Se estamos a vestir algo com cores fortes ou se quisermos destacar mais os nossos lábios, a maquilhagem dos olhos, deve ser discreta. Senão corremos o risco de fugir para o ridículo.
Quando não queremos carregar muito na cor da sombra, devemos aplicar aos poucos e esbater até chegar ao tom desejado (pode ser até com os dedos, mas o ideal, será com um pincel adequado). Para fazer um olhar com um "esfumado perfeito", passar primeiro sombra bronze-escuro em toda a pálpebra e esbater.
Uma forma fácil e bonita de usar sombras, é escolher duas tonalidades (uma clara e outra escura) e aplicar a mais clara no canto interno e a mais escura no externo, criando uma fusão, sem contrastes entre elas.
Uma boa dica para fazer a sombra durar mais é, passar primeiro, uma camada de sombra cremosa (uma base para sombras) e aplicar por cima a sombra compacta. Também podemos humedecer levemente o pincel na água antes de aplicar a sombra, pois além de fixar melhor a sombra, o truque torna sua cor mais intensa.
Outra díca: experimentar substituir a sombra por gloss!!!
Maquilhagem dos olhos de acordo com a cor do cabelo...
Loiras: devem evitar sombras azul-celeste, pois o tom envelhece o olhar.
Ruivas: ficam bem com sombras nos tons de verde, azul-marinho e marrom, mas devem evitar os rosados.
Morenas: tons escuros ou neutros, cinza...
Tipos de olhos...
Para aproximar os olhos, o ideal é aplicar um tom de sombra mais escuro nos cantos internos e próximo à raiz das pestanas, clareando em direção ao canto externo.
Já quando temos olhos muito juntos, devemos evitar usar sombra clara em toda a pálpebra, apenas no canto interior do olho e até podemos colocar um pouco de brilho, pois as cores escuras no canto interno irá dar a sensação de olhos mais juntos. Deve-se ir escurecendo à medida que se aproxima da parte externa. Na hora de delinear, procure fazer o traço a partir do meio do olho, engrossando levemente para o espaço externo. Abuse do rímel no canto externo.
Se tivermos olhos "descaídos", usar sombra escura do canto externo esbatendo-a, subindo em direção ao final da sobrancelha. Usar e abusar das máscaras e evitar delinear, com um risco muito grosso, contorno dos olhos.
Olhos pequenos e queremos aumentá-los! Passar sombras claras nas pálpebras, lápis no lado externo das pestanas superiores e inferiores, os nossos olhos irão parecer maiores! Outro truque, é aplicar um lápis bege dentro da linha d’água, depois contornar os olhos por fora com lápis escuro e esbater os cantos exteriores com uma sombra um pouco mais clara que o lápis. Outro ponto muito importante e que faz a diferença é o traço do delineador: o traço deve ser muito fininho. O rímel também faz muita diferença. Usar rímel para alongar as pestanas em todo o comprimento (nas de cima e não esquecer, nas de baixo também).
Quando se tem olhos proeminentes, deve-se evitar sombras coloridas e cintilantes. As cores neutras e quase sem brilho são as mais indicadas. Outra opção é aplicar sombra clara abaixo das sobrancelhas e uma sombra escura sobre as pálpebras (principalmente para quem têm pálpebras descaídas).
Cores
Há cores que combinam melhor com determinados tipos de cor dos olhos...
Primeira dica: em caso de dúvida, usar o castanho. Fica sempre bem (embora favoreça mais, um tom complementar oposto à cor dos nossos olhos).
Olhos azuis: sombra prateada, castanho e bronze destacam a beleza destes olhos. O preto, por ser uma cor neutra, é a escolha segura, que coloca qualquer olho claro em grande destaque.
Olhos verdes: Podemos ir buscar tons contrários, como os rosas, lilases, beringela, cobre...
Olhos castanhos: usar sombras tons de pêssego, castanhas, pretas, verdes e azuis. Os tons de chocolate, dourados, bronze também ficam óptimos e destacam o olhar. Para a noite, a dica é usar e abusar do brilho e tons metálicos!
Aquele tipo de cor de olhos que está entre duas cores (como os castanhos esverdeados ou os azuis acinzentados): o truque é ir buscar o tom de sombra que vai destacar a cor que queremos evidenciar.
Quando temos tedência para as olheiras: devemos abandonar as sombras azuis, que tornam o problema mais evidente. Uma ideia perfeita, para quem não tem medo de inovar e quer garantir um look único é a sombra aparecer aplicada com mais destaque nas pestanas inferiores.
Sobrancelhas
Ter as sobrancelhas arranjadas é muito importante para definir os traços do rosto da mulher. Tentar mantê-las sempre bem delineadas.
Usar lápis dá um aspecto natural e bonito mas devemos fazê-lo, sem carregar muito. Quando o fizermos, à que respeitar sempre o desenho natural das sobrancelhas.
Atenção aos produtos que usamos nos nossos olhos, pois não só são muito sensiveis, como também sâo o espelho da nossa alma...
Nota: Todas as fotos por mim escolhidas, não são da minha autoria.